Acessibilidade
?>A FASEH tem um Programa de Acessibilidade Institucional pedagógica, arquitetônica, digital, comunicacional e atitudinal conduzido pelo Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI)
Professores específicos ligados ao Centro de Soluções Educacionais e ao NAI oferecem apoio ao aluno com necessidades especiais, desenvolvendo, de forma contínua e regular, assistência, estratégias, seminários de inclusão, a implementação de ações direcionadas de forma efetiva e ampla a cada semestre, além de oferecer recursos tecnológicos a estes estudantes.
Acessibilidade metodológica
Nossos professores recebem suporte acadêmico para considerar as diferenças entre os alunos para fazer uma avaliação individualizada e justa. Eles também têm o apoio do Centro de Soluções Educacionais, um departamento criado para desenvolver modelos de aulas mais interessantes e dinâmicas, com uso de tecnologia digital e com maior participação e interação dos alunos do que o modelo de palestra.
Acessibilidade arquitetônica
– O prédio da FASEH tem sinalização para deficientes visuais com faixas de piso tátil ao longo de todos os corredores.
– As salas de aula têm cadeiras para gestantes e obesos e local sinalizado para cadeirantes.
– O prédio tem rampas de acesso, plataforma de deslocamento , dois elevadores de acesso para cadeira de rodas.
Acessibilidade digital
A FASEH faz uso de diversas ferramentas para facilitar o acesso de estudantes portadores de necessidades especiais:
– software para leitura em libras – VLibras: intérprete virtual para deficientes auditivos
no site da faculdade e em computadores dos laboratórios e da biblioteca
– leitor de tela de computador para deficientes visuais – laboratórios e biblioteca
– plataforma BlackBoard de acessibilidade na internet
Acessibilidade comunicacional
Os recursos digitais usados pela FASEH facilitam a comunicação com alunos com algum tipo de deficiência – VLibras (surdos), leitor de tela (cegos), Blackboard ( acessibilidade digital) – eliminando as barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual.
A biblioteca tem ainda outros recursos para melhor acesso à leitura e para ajudar alunos com deficiências a estudar: lupas, calculadora sonora, globo terrestre adaptado, kit de desenho adaptado, ampliador de video, alfabeto em braille e outros equipamentos.
Acessibilidade atitudinal
A FASEH realiza palestras semestrais para que os estudantes, funcionários e professores tomem consciência da importância do respeito e de se colocar no lugar do outro. Também desenvolveu uma metodologia de suporte acadêmico para que os professores saibam avaliar individualmente seus alunos, considerando suas diferenças e necessidades especiais.