31 2138-2900

  • A Faseh
    • A Faculdade
      • A Faculdade
      • Missão e Objetivos
      • Corpo Diretivo
      • Corpo Docente
      • Assistência Social
      • Produção Científica
    • Acessibilidade
    • CPA e Avaliação Institucional
    • Avaliações Institucionais
      • Autoavaliação Institucional
      • Avaliação de Progressão
      • ENADE
    • Canal de Privacidade
    • CEP
    • Convênios
    • Infraestrutura
      • Biblioteca
      • Clínica Escola
      • Laboratórios
      • NPJC
        • Vespasiano
        • Lagoa Santa
      • Recursos Multímidia
    • Parcerias Internacionais
    • Programas
      • Pesquisa e Extensão
      • Internato
      • Ligas Acadêmicas
      • Medicirco
    • Responsabilidade Social
    • Resoluções e Portarias
  • Como Ingressar / Cursos
    • Como Ingressar
      • Medicina
        • Vestibular
        • Transferência
      • Vestibular
      • Transferência e Nova Graduação
      • Retorno
      • Use sua nota do ENEM
      • Disciplinas Isoladas
    • Graduação
      • Medicina
      • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
      • Biomedicina
      • Ciência da Computação
      • Direito
      • Educação Física – Bacharelado
      • Enfermagem
      • Engenharia Civil
      • Engenharia Elétrica
      • Engenharia Mecânica
      • Engenharia de Produção
      • Estética e Cosmética
      • Fisioterapia
      • História
      • Nutrição
      • Odontologia
      • Pedagogia
      • Psicologia
      • Sistemas de Informação
    • Pós-graduação
      • Conheça nossos cursos
    • Cursos Livres
  • Serviços
    • Biblioteca
    • Bolsas e Financiamentos
      • FIES
      • PRAVALER
      • PROBIC
      • PROUNI
    • Comunidade
      • Clínica Escola
      • NPJC
    • Colação de Grau
    • Consulta Pública de Diploma
    • Ex-Aluno
    • Funcionários
      • SISFASEH
    • NAPI
    • Repositório Universitário da Ânima
  • Acontece na Faseh
    • Agenda
    • Faseh na mídia
    • Noticias
    • Imprensa
    • Vídeos
  • Sou Aluno
    • Acesso Aluno – SGE FASEH
      • SGE FASEH Aluno – Web
      • SGE FASEH Aluno – Mobile
    • Calendário
    • Cadernos Técnicos
    • Documentos
      • Manual do Aluno
      • Documentos Medicina
    • Editais
    • Prova Global
    • Soluções Financeiras
    • Ulife | Aluno
  • Sou Professor
    • Calendário
    • Cadernos Técnicos
    • Documentos Regulatório
    • Editais
    • Quadro de Horários
    • Ulife | Professor
  • Contato
    • Fale com a Gente
    • Ouvidoria
    • Integridade e Ética
    • Trabalhe Conosco
  • Atendimento


CPA e Avaliação Institucional

Apresentação

A avaliação institucional da IES orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.

Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à auto avaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da IES (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da IES, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da IES, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.

Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da Faseh envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo – procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.

Os resultados e as análises das atividades de auto avaliação realizadas pela Faseh são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.

 

Comissão Própria de Avaliação – CPA

A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da IES, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).

Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na IES, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da IES e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.

Conheça AQUI a CPA da Faseh.

 

Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)

Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de auto avaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in-loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).

Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:

  1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
  1. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):
  • concepção do currículo e organização didático- pedagógica;
  •  coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
  • impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes;

Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.

  1. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:
  • a inclusão social;
  • o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
  • a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.

  1. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.
  1. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.
  1. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.
  1. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.
  1. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da auto avaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuam, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.
  1. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.
  1. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.

 

Legislação da Avaliação Institucional

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 – regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.

  • Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização.

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.

 

Resultado da Avaliação Institucional

Resultado da Avaliação Institucional – 2021/2

 

Melhorias feitas a partir do Resultado da Avaliação Institucional

Resultado da Avaliação Institucional – 2021/2

Resultado da Avaliação Institucional – 2021/1

 

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-664
CONTATO 55 (31) 2138-2900

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse.
Para mais informações consulte nosso Canal de Privacidade.

Ok, entendi