31 2138-2900





Alunos da Faseh ajudam gestantes de Vespasiano em situação de vulnerabilidade social


Mulheres receberão itens de enxoval, além de informações sobre saúde na gestação, planejamento familiar, romantização da maternidade e atendimento humanizado

 

Alunos de medicina e fisioterapia da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) – instituição integrante do ecossistema Ânima Educação – em parceria com o Centro Integrado de Atendimento à Mulher de Vespasiano, estão arrecadando fraldas e outros itens de enxoval para doarem a gestantes em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte do projeto “Uma Mão Lava a Outra”, da Faseh, iniciado em 2020, como forma de ajudar comunidades necessitadas durante a pandemia da Covid-19. Além de doações, as mulheres receberão informações sobre saúde na gestação, planejamento familiar, romantização da maternidade, atendimento humanizado, entre outros.

 

“Quando doamos a nossa escuta e nosso tempo para alguém, principalmente durante esse período de pandemia, em que há grande fragilidade nos mais diversos âmbitos – emocional, econômico e social – nos tornamos profissionais mais humanos e empáticos no futuro. A materialização da ajuda por meio de doações possibilita também que outras pessoas se sensibilizem com a causa, de modo a formar uma rede solidária”, diz a aluna do 9º período de medicina, Rafaela Lisboa, uma das coordenadoras do projeto, em conjunto com o Diretório Acadêmico da Faseh.

 

As mulheres beneficiadas com a iniciativa serão mapeadas pelo CIAM. Os interessados em doar itens como roupas de bebê em bom estado de conservação, itens de higiene e fraldas, devem entrar em contato com o projeto por meio do instagram @umamaolavaaoutra.faseh. 

 

Projeto Uma Mão Lava a Outra

 

O projeto Uma Mão Lava a Outra nasceu da iniciativa da aluna Rafaela Lisboa, em conjunto com a antiga gestão do diretório acadêmico da Faseh, em março de 2020, ao perceber como várias comunidades de Vespasiano enfrentavam dificuldades, principalmente por não terem condições de acesso a álcool em gel, sabonete, água sanitária e outros produtos de limpeza essenciais à saúde e segurança no período de pandemia.

 

Desde então, foram seis iniciativas que atenderam a públicos diversos, como a arrecadação de insumos para a comunidade do Morro Alto, de Vespasiano, onde foram entregues mais de 130 kits de limpeza e higiene pessoal; a campanha para o lar dos idosos São Vicente de Paula; campanha de Natal que ajudou 90 crianças de oito abrigos da região metropolitana de Belo Horizonte e a campanha de doação de sangue para abastecer o estoque do Hemominas, que contou com a adesão de mais de 40 pessoas.

 

A iniciativa mais recente correu no Centro de Atenção Psicossocial de Vespasiano e foi reconhecida pelo International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) – órgão internacional dos estudantes de medicina. Foram arrecadados pinceis, tintas, folhas, lápis de cor, giz de cera para que os pacientes pudessem pintar como uma forma terapêutica. “É de suma importância que a sociedade se engaje em projetos com essa vertente para que mais pessoas continuem sendo beneficiadas e tratadas com equidade”, conclui Rafaela.

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-664
CONTATO 55 (31) 2138-2900