31 2138-2900





ARTIGO DE PESQUISA CONJUNTA FASEH-EMORY É ACEITO PELO AMERICAN JOURNAL


Professores e alunos de Medicina da FASEH, da Emory e pesquisadores da UFMG, e outras instituições de saúde participaram do estudo

Os pesquisadores da Emory (Juan Leon e Jessica Fairley) com os Drs. José Antônio, Assuero Rodrigues e Ricardo Guimarães

 

A parceria internacional entre a Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, da RMBH, e a Emory University, de Atlanta nos EUA, acaba de receber outro reconhecimento no meio acadêmico-científico. Mais um artigo produzido em conjunto por professores das duas instituições e pesquisadores parceiros, o terceiro, foi aceito e será publicado no American Journal of Tropical Medicine and Hygiene. O Jornal Americano de Medicina Tropical e Higiene é a revista científica oficial da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH) que foi fundada em 1903 e é a maior organização científica internacional de especialistas dedicada a reduzir a carga mundial de doenças infecciosas tropicais e melhorar a saúde global.

O artigo entitulado “The burden of helminth co-infections and micronutrient deficiencies in patients with and without leprosy reactions: a pilot study in Minas Gerais, Brazil” (O ônus das co-infecções por helmintos e deficiências de micronutrientes em pacientes com e sem reações de hanseníase: um estudo piloto em Minas Gerais, Brasil) foi elaborado, com base em pesquisa realizada entre 2015 e 2016, por 4 professores da FASEH, 6 alunos de graduação em medicina da FASEH, 3 professores da Emory e representantes/pesquisadores da UFMG, Hospital Eduardo de Menezes/ FHEMIG e Laboratório São Marcos. Os professores da FASEH são os Drs. José Antônio Ferreira, Thelma de Filippis, Maria Aparecida Grossi e Sandra Lyon e as alunas são Laura Chaves, Luiza Caldeira, Paola dos Santos, Rafaella Costa, Maria Diniz e Carolina Duarte.

“O artigo confirma o perfil e compromisso deste projeto em envolver o corpo docente e alunos de gradução da FASEH em projetos interdisciplinares com participação de parceiros nacionais e internacionais”, frisou o Dr. José Antônio Ferreira, professor do curso de Medicina e coordenador do Núcleo de Internacionalização da FASEH. O Programa de Internacionalização da faculdade que comemora 10 anos, agora em 2019, completa o professor, “amplia as possibilidades de formação para seus alunos, com visitas clinicas em Emory (15 já foram), que é uma referência mundial em infectologia, e também em Stanford, na Califórnia, outra universidade parceira, além da Miami University que assinou acordo de colaboração, neste ano.

Na parceria mais antiga com Emory, desde 2009, a FASEH promove pesquisas e trabalhos em unidades de saúde conveniadas de Vespasiano e Belo Horizonte, para promoção da saúde.  “Os alunos participam como co-autores nos trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos nacionais e internacionais. No primeiro ano do projeto, tivemos dois artigos publicados em revistas médicas. A pesquisa foi feita em unidades de saúde de Vespasiano e objetivou o estudo do impacto da diarréia aguda em crianças menores de 5 anos de idade e o papel da Estratégia de Saúde da Família nestes quadros”, conta o Dr. José Antônio.

Em 2011, foi assinado o acordo entre a Escola de Saúde Pública da Emory e a FASEH. Em 2012 esta parceria foi estendida para a escola de medicina da universidade norte americana abrindo caminho para que médicos residentes de pediatria, envolvidos no programa Global Health Track, integrassem o projeto. Ainda, com a participação crescente de médicos da Emory na parceria, deu-se início a um processo de expansão das atividades para hospitais parceiros da FASEH, para a realização de estágios clínicos e desenvolvimento de projetos com pacientes admitidos em centros médicos de referência no Estado.

 

 

 

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-664
CONTATO 55 (31) 2138-2900