CALOUROS DA FASEH TÊM O PRIMEIRO DAY ONE TOTALMENTE VIRTUAL

Veteranos, recém-formados, professores e diretores dão as boas-vindas aos novos alunos dos 6 cursos de graduação da Faseh

Day One virtual: alunos anfitriões interagem com Dr. Ricardo Guimarães

Totalmente virtual. Foi assim o Day One que virou tradição, como evento de recepção dos calouros da Faseh, a cada novo semestre. Veteranos, recém-formados, professores e diretores deram as boas-vindas aos novos alunos dos 6 cursos de graduação da Faseh.

Nessa segunda (17 de agosto), o evento teve transmissão ao vivo pela internet, em duas edições: uma à tarde, para os calouros da Medicina, e outra à noite, para os novatos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Engenharias Civil e de Produção. Apresentado por veteranos e recém-formados pela Faseh, o Day One mostrou a estrutura do campus de Vespasiano e dos cursos, as instituições  e projetos da faculdade, o corpo docente e a direção.

Video: visita virtual à Faseh

Aos novatos dos formados

As boas-vindas aos calouros da Medicina foram abertas em vídeo aos novatos, dos formados, alguns dos novos médicos graduados no primeiro semestre. Eles contaram sobre o tempo rico que tiveram na Faseh e onde já estão trabalhando.

Aos novatos dos formados: novos médicos da Faseh, Marina Lopes e Ivan Vilaboim

Na sequência, o presidente do Medicirco, Filipe Evangelista, entrou ao vivo para falar do projeto que leva alegria a crianças internadas e idosos em asilo e que completou 10 anos em 2019. As imagens e depoimentos foram um convite para que os calouros se juntem ao grupo,  renovado a cada semestre.

#OrgulhoDeSerFaseh

Os mestres de cerimônia Alan Rodrigues (12º período) e Ana Paula Silveira (5º período), também ao vivo, foram chamando os integrantes das agremiações Atlética e Zumbizera que explicaram para os novatos sobre os projetos que exaltam o #OrgulhoDeSerFaseh. Depois, foi a vez do D.A., o Diretório Acadêmico que representa os alunos.

Os mentores

Um vídeo apresentou os professores com quem os calouros terão aulas neste 1º período. Ao vivo, a coordenadora do curso de Medicina, professora Dra. Tatiane Miranda, completou a recepção carinhosa do corpo docente da faculdade.

Day One: a coordenadora da Medicina dá boas-vindas aos calouros

Em seguida, a Diretora Acadêmcia e o Diretor Geral da Faseh se apresentaram, também ao vivo. A professora Dra. Hérica Albano falou sobre a estrutura que os alunos terão à disposição na faculdade e do curso de Medicina. O Diretor Geral, professor Dr. João Lúcio dos Santos Jr. ressaltou o ineditismo do evento e a relevância maior da escolha da profissão, em um momento de pandemia em que os médicos são tão demandados.

O professor Dr. Ricardo Guimarães, encerrou as boas-vindas do Day One, interagindo com os alunos apresentadores. Ele falou aos novatos sobre a importância de aproveitarem ao máximo o conhecimento e as oportunidades que a Faseh vai lhes oferecer, com a visão sempre no futuro da profissão médica que está em mudança acelerada.

Virtual caloroso

Ao final, alunos e professores participantes do evento foram chamados a abrir as câmeras para que todos pudessem se ver e estar juntos na tela dividida da transmissão. Os calouros foram, então, convidados a acessar a plataforma acadêmica Blackboard, usada rotineiramente pela Faseh, e a assistir as aulas inaugurais interativas.

Day One virtual
Day One virtual da Medicina: 1º encontro pela internet

O professor Lineu de Campos Cordeiro Neto falou sobre “Medicina baseada em evidências”, discutindo as polêmicas de estudos e tratamentos desta pandemia, além de outros. A aula-show do professor Talles Prósperi de Paula foi sobre “Anatomia e expressão artística”.

Cursos da noite

O Day One virtual, para os calouros dos cursos da noite, também começou com um video dos recém-formados em Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Engenharias. A transmissão foi apresentada, ao vivo, pelo fisioterapeuta Maxwell Morais, graduado no primeiro semestre.

Day One virtual noite apresentado pelo fisioterapeuta recém-formado Maxwell de Morais

Além dos diretores, cada coordenador de curso  deu as boas-vindas aos novos alunos. A professora Patrícia Gusmão destacou a estrutura para prática do Direito, nos 2 núcleos de atendimento jurídico da Faseh, em Vespasiano e Lagoa Santa.

Formação com muita prática

A prática também foi ressaltada pelas coordenadoras dos cursos da saúde que contam com 2 Clínicas-escola em Vespasiano e Lagoa Santa. As professoras Rebeca Duarte Rosa, da Enfermagem, e Patrícia Guidine, da Fisioterapia, falaram ainda da estrutura dos laboratórios de simulação realística da Faseh exibida em vídeo nas apresentações.

O professor Cláudio Cançado explicou o modelo dos cursos de Engenharia Civil e de Produção e contou sobre os projetos realizados durante este período de pandemia, como a confecção de máscaras face shield  e dos totens de higienização com álcool gel.

Um vídeo com diversos professores se apresentando e mandando recados aos novatos deu o toque ainda mais pessoal  e caloroso à acolhida virtual. E o encontro da noite, como o da tarde, encerrou com os participantes abrindo as câmeras para todos se verem na tela dividida da transmissão. Ela também foi seguida das aulas inaugurais “Anatomia e expressão artística”, com o professor Talles para os cursos de saúde, “Direito Digital”, com o professor Bruno Apolinário, e “Por que a Engenharia é uma das profissões do futuro?”, com o professor Cláudio Cançado.