Clínica Integrada de Saúde da Faseh faz atendimento à população.
 

Matéria

Clínica Integrada de Saúde da Faseh faz atendimento à população.

7 / Abril / 2022

Antiga Clínica Escola passa a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) na região de Vespasiano

O município de Vespasiano, localizado a 30km da capital mineira, conta agora com mais um serviço importante disponibilizado à população. É a Clínica Integrada de Saúde da Faseh- Faculdade da Saúde e Ecologia Humana-instituição integrante do Ecossistema Ânima Educação, que agora passa a incorporar a região de saúde de Vespasiano, oferecendo atendimentos pelo SUS. A Clínica Integrada funciona no campus da Faseh, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h.  

“Já estamos atendendo. Oferecemos uma assistência integrada desde o recém-nascido até os idosos. Os alunos do curso de medicina realizam os atendimentos sempre acompanhados pelos professores. O objetivo é dar suporte às equipes de saúde da família dos municípios beneficiados. São essas equipes que conduzem as pessoas para receberem atendimento na clínica, e são encaminhadas para os especialistas. Nós somos a atenção secundária”, explica Daniel Fernandes, professor da Faseh e coordenador da Clínica Integrada de Saúde.

O professor da Faseh explica que um dos princípios do SUS é oferecer atendimentos regionalizados e descentralizados, para que a gestão de saúde possa ser mais efetiva e alcançar melhor as diversas populações que possuem características diferentes, se organizando em microrregiões de saúde. A cidade de Vespasiano é uma microrregião composta por sete municípios.

Os moradores das cidades de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Matozinhos, São José da Lapa, Confins e Santana do Riacho, também são beneficiados com as várias especialidades médicas que são oferecidas pela Clínica Integrada.

De acordo com o professor Daniel, a Clínica Integrada da Faseh faz parte do equipamento de saúde de Vespasiano. “A clínica não funciona com demanda espontânea, o usuário não vem direto pedindo atendimento. À primeira vista, pode até parecer ruim, mas na verdade, o vínculo desse usuário tem que ser com sua equipe de saúde da família, com a atenção básica. Depois de acolhido, é que essa equipe aponta a necessidade ou não do atendimento com algum especialista”.

Essa integração da clínica ao sistema de saúde da microrregião de Vespasiano traz muitos benefícios. Há uma diminuição do tempo de espera por consultas especializadas que chegavam até dois anos; ocorre uma otimização da rede e vincula mais o usuário à sua região, diminuindo a necessidade do município de fazer pagamentos pelas consultas, já que são realizadas pelo SUS. “Com essa iniciativa, a Faseh está contribuindo com a transformação da realidade da saúde local”, ressalta Daniel Fernandes.

As especialidades médicas atendidas são ginecologia, obstetrícia, dermatologia, oftalmologia, cirurgia geral, nefrologia, pneumologia, infectologia, pediatria, hebiatria (atendimento a adolescente), cuidados paliativos, psiquiatria, endocrinologia e geriatria.