DIREITO DA FASEH RETOMA ATENDIMENTO PRESENCIAL NO NPJC

Núcleo de Práticas Jurídicas e Cidadania foi adaptado para voltar a receber a população de Vespasiano com toda segurança contra Covid

Triagem e segurança conta Covid na entrada do NPJC da Faseh em Vespasiano

Tapete sanitário, para limpeza dos calçados e triagem, com preenchimento de uma ficha de bem estar e medição de temperatura na entrada. Higienização com álcool gel e uso de máscara obrigatório. O Núcleo de Prática Jurídica e Cidadania (NPJC) da Faseh retomou o atendimento presencial, no último dia 31 de outubro, seguindo o protocolo de segurança contra a Covid-19. Os estudantes ainda recebem equipamentos extras de proteção, como luvas e máscaras descartáveis e face shield.

Faseh: Volta à prática jurídica com proteção

Os serviços prestados à população de Vespasiano, pelo curso de Direito, vinham sendo mantidos de forma virtual, devido à pandemia. A coordenadora do Núcleo e professora Ana Cristina Gurgel conta que, como as aulas na Faseh passaram a ser realizadas pela internet, com uso de plataforma fornecida pela faculdade, as audiências puderam ser feitas online.

“Nos esforçamos para atender à população de Vespasiano e passamos a fazer as sessões de conciliação em ambiente virtual, antes mesmo do Fórum voltar com as audiências processuais. A plataforma permitia que as partes acessassem a sala de audiência por computador ou celular, e os alunos, de casa, intermediavam os acordos”, explica a professora.

Alunos de Direito em atendimento no NPJC: Nathália Freitas do 9º e João Keven do 8º período

Treinamento e segurança

Agora, com as medidas de segurança adotadas pela Faseh, os alunos puderam voltar para dar orientação e promover conciliação, presencialmente, no Núcleo que funciona em parceria com o Centro de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça (CEJUSC), no centro de Vespasiano.

Os estudantes de Direito da Faseh recebem treinamento constante para as prática jurídicas. No segundo sábado de novembro, o juiz da Comarca de Vespasiano, o professor Gustavo Côrte Real, promoveu audiências de instrução e julgamento simuladas com os alunos, em uma das salas de metodologia ativa da faculdade, com espaço bem amplo e arejado.

“Fizemos duas, com participação de duas juízas de Direito, um promotor, uma promotora, advogados, testemunhas e uma perita que foi uma assistente social. Passamos o caso antes, para os alunos estudarem, e fizemos um teatro de simulação, com 10 participantes em cada audiência. A troca, ao final, trouxe as conclusões de como se portar em audiências, como viver a advocacia”, conta o Juiz

Prática jurídica na Faseh: alunos participam de audiência processual simulada

Ele ressalta as medidas adotadas, pela Faseh, para a realização das práticas necessárias para a formação dos alunos e para o bom atendimento que fazem no NPJC. “Eu acredito que, dentro da realidade de pandemia em que a gente se encontra, a faculdade está de parabéns diante do cuidado. Todos receberam máscaras descartáveis, fizeram higienização das mãos e mantiveram o distanciamento necessário e em ambiente ventilado”.

A população de Vespasiano pode buscar ajuda do NPJC para problemas na Justiça e receber orientação e até serviços advocatícios gratuitos. Os funcionários avaliam os casos e agendam os atendimentos que são realizados às terças, quintas e sábados.

NPJC da Faseh: Av. Prefeito Sebastião Fernandes, 890, Centro – Vespasiano

Aberto para agendar atendimento: segunda a sexta – 13 às 18h