FASEH E EMORY VÃO PESQUISAR INTOXICAÇÃO DE CRIANÇAS VÍTIMAS DA LAMA DE BRUMADINHO

Projeto de estudo conjunto recebeu subsídio do Instituo de Saúde Global da Emory

Imagem do desastre: barragem da Vale rompida em Brumadinho

Alunos e professores da Faseh e da Emory University vão pesquisar intoxicação de crianças vítimas da lama de Brumadinho. O projeto foi elaborado após a visita dos pesquisadores norte-americanos, parceiros do Programa de Internacionalização da Faseh, ao local do rompimento da barragem, no ano passado. Agora, ele recebeu o apoio financeiro do Instituto de Saúde Global da Emory.

Pesquisadores observam o estrago feito pelo rompimento da barragem em Brumadinho

O estudo intitulado “Toxicidade de metais pesados e percepções de risco comunitário em populações pediátricas após o desastre da mineração de Brumadinho no Brasil” foi aprovado para receber subsídio do Departamento de Pediatria do Instituto de Saúde Global da Emory University.

Além de medir o grau de intoxicação na população infantil atingida pelo desastre, a pesquisa pretende determinar que consequências ela pode trazer para a saúde das crianças, de acordo com os danos já atestados da presença destes metais pesados no organismo humano.

Bombeiros explicam aos pesquisadores a extensão do desastre e o trabalho de buscas à vítimas

A visita do grupo de professores das Universidades Emory, Stanford e Miami, ao local da tragédia, foi em março de 2019. Os pesquisadores puderam ver a barragem rompida, as buscas a desaparecidos e receberam, do Corpo de Bombeiros e do Subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado Dario Brock Ramalho, as informações sobre os trabalhos, as condições do ambiente e de riscos à saúde. No fim do ano passado, os pesquisadores da Emory, Jessica Fairley e Uriel Kitron, voltaram a Minas e, juntamente com o Professor da Faseh José Antônio Ferreira, se reuniram com o subsecretário para definir o alvo da pesquisa.

Pesquisadores, bombeiros e o Subsecretário de Saúde no local das buscas pelas vítimas da lama

Segundo o professor José Antônio Ferreira, coordenador do Programa de Internacionalização da Faseh, o grupo da pesquisa será composto pelos pesquisadores da Emory Jessica Fairley e Uriel Kitron, 2 residentes do Global Health, ele e 4 alunos da Faseh que serão selecionados entre inscritos na chamada que ainda será aberta. Eles receberão certificado de participação no projeto de extensão que vale pontos para a residência médica, além de participarem de congressos apresentando os resultados da pesquisa.

Prof. José Antônio Ferreira, coordenador do Núcleo de Internacionalização da FASEH

Há mais de 10 anos Emory e Faseh realizam pesquisas de saúde em parceria, com trabalho de campo em unidades de saúde da RMBH e intercâmbio de estudantes de Medicina com incentivo à investigação científica. O projeto de estudo pediátrico em comunidades ribeirinhas do Paraopeba, em Brumadinho, contará com professores e 4 alunos da Faseh, além de 2 professores e 2 alunos da Emory University.