Médicos infectologistas ganham evidência em períodos de pandemia.
Especialistas são responsáveis pelo diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias
A maioria das pessoas não sabe dizer exatamente qual é a finalidade do médico infectologista e nem quando ir em busca desse especialista. Com a pandemia, essa especialidade da medicina ganhou evidência com a busca incessante para conhecer as especificidades do vírus SARS- COV-2. Para Tânia Marcial, infectologista e professora do curso de medicina da Faseh- Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, instituição integrante do Ecossistema Ânima Educação, o médico infectologista é de extrema importância para a sociedade.
“Atualmente, o infectologista é um profissional que consegue entender o paciente como um todo. Ele entende a doença de uma maneira geral e não apenas de um só órgão ou sistema. Com a pandemia, o trabalho desse especialista ficou mais em evidência porque no mundo todo a busca pelas explicações sobre o vírus foi o mais primordial. É um trabalho complexo, requer anos de estudo e dedicação”, afirma Tânia Marcial.
Foi com o auxílio de médicos infectologistas que foram elaborados planos para combater a Covid-19. No Brasil, eles compõem grande parte dos profissionais dos comitês estaduais e do Ministério da Saúde de imunização, Aids, hepatites, transplantes, entre outros.
“O médico infectologista é especialista nas infecções causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas; estuda a complexa relação hospedeiro parasita, os mecanismos da inflamação, a sepse, a resistência microbiana, o uso adequado de antimicrobianos e seus eventos adversos. É o infectologista que tem o conhecimento profundo sobre o uso de antivirais, antibióticos, antifúngicos e antiparasitários, escolhendo o melhor tratamento para determinada infecção”, salienta Tânia.
Após a formação no curso de medicina, quem opta em ser um infectologista pode se aprofundar em temas específicos como estudo da Aids, hepatites, infecções hospitalares, epidemiologia e diagnóstico laboratorial. “O médico infectologista tem um papel fundamental, é um profissional essencial para a prática médica e a saúde pública. Esse especialista é muito requisitado para avaliar pacientes com doenças que ainda não têm um diagnóstico; problemas que envolvem a segurança do paciente; questões técnicas sobre qualidade da água e do ar no hospital; por exemplo”, ressalta a professora Tânia Marcial.
Confira a programação da Biblioteca para o mês de maio.
09/05/2022
Comunicado sobre segurança de dados de alunas e alunos.
28/04/2022
Edital Vestibular – 2022/2
13/04/2022
Clínica Integrada de Saúde da Faseh faz atendimento à população.
07/04/2022
Resultado Monitoria – Faseh – 2022/1
22/03/2022
Iniciação Científica 2022 está com inscrições abertas
15/03/2022
Resultado Final do Processo de Monitores Medicina – 2022/1
10/03/2022
Projeto Bem-Estar+
10/03/2022