Sobre Comissão Própria de Avaliação
Apresentação
A avaliação institucional da Faseh orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.
Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da Faseh (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da Faseh, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da Faseh, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.
Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da Faseh envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo – procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.
Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela Faseh são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.
Comissão Própria de Avaliação - CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da IES, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).
Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na IES, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da IES e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.
Presidente: Patrícia Alves Maia
Representante Docente: Gustavo Nunes Tasca Ferreira
Representante Discente: Dayane Pugirá dos Santos
Representante Técn. Administrativo: Lucas Procópio da Silva
Representante Sociedade Civil: Monica Moema Vieira PedrosaSistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in-loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).
Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:
A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):
concepção do currículo e organização didático- pedagógica;
coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes;
Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:
a inclusão social;
o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.
As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.
Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.
Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.
Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuam, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.
Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.
Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.Legislação da Avaliação Institucional
Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 – regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.
Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização.
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.Relatório de Autoavaliação
Resultados da Avaliação Institucional
Melhorias feitas a partir do Resultado da Avaliação Institucional
Transforme sua carreira com a Faseh.
A Faseh é uma instituição acolhedora, onde os alunos se apoiam desde o primeiro período até as últimas etapas do curso, com um processo de ensino inovador e campos de prática diversificados. O Curso de Medicina da Faseh conta com uma infraestrutura diferenciada para proporcionar aos alunos um ensino e estrutura de qualidade, onde eles possam praticar todo seu conhecimento adquirido. A Clínica Integrada de Saúde propicia nossos alunos e alunas realizarem suas aulas práticas, e, completando a estrutura, o Centro de Pesquisa Clínica desenvolve nos alunos o interesse na especialização na parte de pesquisa desde a primeira etapa. Realizamos novas parcerias para nossos alunos dentro dos campos de estágio, como atendimento em Presídio feminino, ILP para os Idosos de Vespasiano e São José da Lapa, junto com a Ampliação dos PMSUS (Matosinhos e São Jose da Lapa) e a parceria com o CISREC (Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário). Realizamos também várias inovações em nossos Laboratórios superequipados para a prática do simulado em primária e secundária, e outros em fase de implementação, como o Laboratório de Cuidados Paliativos e, não poderiam faltar, as Salas de Tutoria planejadas e adaptáveis para o estudo. Os nossos alunos têm, ainda, um espaço de descontração (academia, sala de jogos, palco com instrumentos musicais), onde podem ter um tempo de relaxar a mente.
Coordenador do Curso
Olá, Sou o Professor Nuncio António Araújo Sol é gostaria de contar um pouco sobre o diferenciais da Medicina da Faseh. Venha comigo nessa jornada.
Assista o VídeoAprendizagem na Prática
A Clínica Integrada de Saúde com estrutura totalmente reformada, e com um novo Centro de Pesquisa Clínica, diversifica o atendimento nos vários níveis de atenção à saúde.
Saiba maisInfraestrutura Faseh
Localizada em Vespasiano, A Faseh é uma instituição acolhedora, com um processo de ensino inovador e campos de prática diversificados.
Saiba maisInovação
E quando falamos de inovação a Faseh dispara na frente criando padrões de mercado, e oferecendo estrutura para aprendizado em laboratórios superequipados que preparam você para o futuro.
Saiba maisO Programa de Internacionalização
Conecta o novo futuro e novas tendências, a Faseh integra um ecossistema global para preparar você para protagonizar o novo mundo
Saiba maisHá +20 anos em constante evolução.
- 8municípios parceiros
na RMBH para atendimentos pelo SUS
- +20projetos de extensão
em atendimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável agenda ONU 2030
- 95.8% de Acordos de Conciliação
realizados no Núcleo de Práticas Jurídicas
- +60mil atendimentos por ano
na Clínica Integrada de Saúde